Benefícios e incentivos fiscais: como eles ajudam a aumentar a lucratividade e imagem da empresa - Akemi Terrin Advocacia

Benefícios e incentivos fiscais: como eles ajudam a aumentar a lucratividade e imagem da empresa

O benefício fiscal pode ser considerado como um regime especial de tributação que objetiva aliviar (reduzir ou eliminar) a carga tributária nos termos da lei ou norma específica. 

A Lei da Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), em seu artigo 14, dispõe que os benefícios fiscais são caracterizados como: 

  • Anistia
  • Remissão
  • Subsídio
  • Crédito presumido
  • Concessão de isenção em caráter não geral
  • Alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo

Exemplo: reconhecimento da isenção de ICMS na aquisição de veículo automotor novo por pessoa portadora de necessidades especiais (conforme Portaria CAT 18, de 21/02/2013).

Já o incentivo fiscal é um benefício relacionado à carga tributária concedido pela administração pública a algumas empresas com o objetivo de estimular um setor ou atividade econômica específicos. 

Como exemplo, os principais incentivos fiscais em vigor, no país, são relacionados ao desporto, à inovação e à pesquisa científica, à tecnologia, a projetos culturais, entre outros.

Os incentivos fiscais proporcionam tanto a expansão da imagem do negócio mediante a incorporação, na marca empresarial, de um projeto social cultural, tecnológico etc, quanto a redução da carga tributária da empresa.

Para saber se a sua empresa pode aumentar a lucratividade e a competitividade e expandir a imagem do negócio por meio de benefícios ou incentivos fiscais consulte um advogado tributarista de inteligência de negócios.

Quer saber quais são os benefícios fiscais para desenvolvimento de softwares? Clique aqui e conheça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

   Como posso te ajudar?