Como a inteligência de negócios pode ser útil para sua empresa - Akemi Terrin Advocacia

Como a inteligência de negócios pode ser útil para sua empresa

Com certeza, você já ouviu falar nos termos Inteligência de Negócios ou Business Intelligence (BI). Mas, afinal, o que é isso?

Que o mundo anda a uma velocidade absurda, já sabemos. No mundo pós-covid, então, é praticamente certo que a vida e os negócios ficarão ainda mais acelerados com a chegada definitiva do mundo digital – que já não é mais uma escolha, é uma necessidade.

Nesse novo cenário, as empresas precisarão ser, também, mais velozes e trabalharem com margens cada vez menores de erros nos processos internos se quiserem se manter, no mínimo, competitivas. E é aí que entra a Inteligência de Negócios, que é a utilização de dados e informações transformadas em conhecimento com a aplicação de ferramentas tecnológicas para a tomada de decisões eficientes e estratégicas.

Para ficar mais claro como a inteligência de negócios é utilizada no campo tributário, imagine a empresa de nome fictício “NO MORE BOLERO” que desenvolve e vende softwares de partituras musicais e possui um concorrente que vende o mesmo produto por um preço muito mais competitivo. Agora, imagine se a “NO MORE BOLERO” pudesse entender exatamente como o seu concorrente consegue precificar o seu produto por um valor bem abaixo do seu.

Por meio da inteligência de negócios tributária, é possível mapear, geograficamente, os concorrentes da “NO MORE BOLERO”, bem como entender se, por exemplo, o concorrente em questão faz uso de algum benefício fiscal – e portanto, consegue formar um preço de venda muito mais atraente para o mercado.

De posse desse conhecimento, as empresas, como um todo, não apenas conseguem mapear o mercado, mas, principalmente, tomar decisões estratégicas e eficazes em relação aos negócios, o que, muitas vezes, é de vital importância para aprimorar as vendas e incrementar o faturamento. Conte com a ajuda de um advogado tributarista de inteligência de negócios para ampliar as possibilidades da sua empresa.

Você sabia que cerca de 99% das empresas do Simples Nacional têm direito a recuperar créditos tributários? Leia mais clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

   Como posso te ajudar?