Planejamento tributário: a importância de procurar ajuda profissional - Akemi Terrin Advocacia

Planejamento tributário: a importância de procurar ajuda profissional

O planejamento tributário, também conhecido pelo termo “elisão fiscal”, é uma importante ferramenta para as empresas diminuírem a carga tributária de seu orçamento, por meio de medidas autorizadas por lei que permitem tanto a utilização de benefícios fiscais quanto a redução do ônus tributário suportado pelas empresas.

O sistema tributário brasileiro é conhecido pela sua alta complexidade. A diversidade de impostos com os quais as empresas brasileiras precisam lidar para se manterem regulares faz com que muitas delas tenham dificuldades de entender quais devem incidir sobre suas atividades e, por vezes, acabam realizando pagamentos indevidos por conta disso.

Para evitar situações como essa, procurar ajuda profissional é a alternativa mais indicada.

O papel do tributarista de inteligência de negócios no planejamento tributário

Procurar um tributarista de inteligência de negócios pode fazer a diferença no seu processo de planejamento tributário. E por que isso é importante?

Primeiro, para que as análises internas de compliance tributário sejam feitas, ou seja, para que se verifique se todas as normas tributárias estão sendo aplicadas de maneira correta, se estão todas em conformidade.

Com base nesse levantamento primário, o tributarista de inteligência de negócios irá traçar um panorama tributário empresarial considerando o propósito negocial do cliente, fazendo uso, em grande parte das vezes, de ferramentas tecnológicas.

Aliás, o Fisco brasileiro possui um dos melhores – senão, o melhor – softwares de cruzamento de dados, sendo referência, inclusive, mundial, o que significa que é muito, muito pouco provável que aquelas “gambiarras fiscais”, para não dizer, levianamente, “crimes tributários”, não sejam por ele capturadas – mas, talvez, ignoradas em amostragens que levam em conta montantes mais significativos.

Assim, o planejamento tributário realizado por um tributarista de inteligência de negócios tem, como primeiro propósito, a correta análise da aplicação das leis tributárias no negócio empresarial, com expertise  técnica e tecnológica. Em um segundo momento, e como consequência do primeiro propósito, o planejamento tributário evita que se incorra na chamada “evasão fiscal”, que é ilegal e cujas consequências podem ser drásticas para o negócio e para o contribuinte, com multas elevadas e sanções penais mais sérias.

Portanto, consultar um tributarista de inteligência de negócios pode ser decisivo para que o planejamento tributário da empresa seja realizado de forma adequada, com foco na maximização da lucratividade empresarial por meio da redução da carga tributária, sem se perder de vista o propósito negocial e a licitude das operações. E, tudo dentro do esperado de um contribuinte que é cidadão que atua de acordo com a lei. 

Quer saber mais sobre Planejamento Tributário? Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

   Como posso te ajudar?