O conceito de empresas sustentáveis – ou empresas “verdes” – está ligado ao conjunto de ações que a empresa pratica que permitem que ela cresça economicamente ao mesmo tempo em que o meio ambiente é respeitado e o desenvolvimento da sociedade, como um todo, é observado.
De modo simples, a sustentabilidade empresarial apoia-se no tripé: econômico – ambiental – social.
Assim, para ser considerada sustentável, a empresa precisa adotar atitudes, obedecer a princípios e implantar políticas sustentáveis, preocupando-se com os possíveis impactos sociais e ambientais de todas as suas ações.
De tempos para cá, a sustentabilidade deixou der ser uma tendência de mercado e passou a ser uma postura ambiental, um diferencial competitivo, pois pode reduzir custos e aumentar a lucratividade da empresa.
Quais resultados? Lucro para a empresa, preservação do meio ambiente e melhora da qualidade de vida para a sociedade.
Isso significa que os consumidores e os parceiros comerciais não apoiam empresas que apenas trocam copos de plástico por canecas de vidro. O conceito vai além. É preciso incorporar, na cultura da empresa, práticas que apresentem resultados significativos.
Alguns exemplos de práticas sustentáveis:
- Uso inteligente de materiais do escritório (luz, água, papel etc);
- Programas de reciclagem e de descarte;
- Utilização de fontes de energia limpa e renovável;
- Cumprimento das leis trabalhistas e tributárias do país;
- Serviço e atendimento de qualidade no pré e pós-venda;
- Respeito no cumprimento de contratos com fornecedores;
- Respeito à diversidade de gênero, cultural, sexualidade, religião, raça, etnia e credo;
- Combate ao trabalho escravo e infantil;
- Incentivo à educação e à cultura de paz;
- Utilização de lâmpadas de LED;
- Oferta de bicicletário para os funcionários;
- Uso de cadeiras ergonômicas e de embalagens biodegradáveis
É preciso entender que a sustentabilidade garante a sobrevivência das empresas a longo prazo, assim como do trabalho, da vida do planeta e do bem-estar social.
Quais empresas podem ser sustentáveis e quais benefícios elas possuem?
Em primeiro lugar, é importante esclarecer que a sustentabilidade não é um conjunto de ações restrito às grandes empresas. Micro e Pequenas Empresas, portanto, também podem ser sustentáveis.
Pesquisas recentes apontam que a maioria dos consumidores brasileiros aceitaria pagar um pouco mais caro por produtos e serviços oferecidos por empresas sustentáveis; a maioria também prefere trabalhar em empresas que realizem ações sustentáveis.
No entanto, algumas pessoas acham que ser sustentável custa muito caro, o que é um grande erro! Afinal, a sustentabilidade pode também viabilizar o lucro.
Veja, ser sustentável pode credenciar a sua micro ou pequena empresa a ser fornecedora para grandes empresas que, hoje em dia, valorizam a visão sustentável dos negócios e dão preferência por fornecedores sustentáveis.
Um outro benefício é que empresas que realizam ações sustentáveis transmitem maior credibilidade à gestão, o que gera maior valor à marca, no mercado, e pode, inclusive, facilitar o acesso a crédito.
Além disso, há benefícios fiscais de ordem federal, estadual e municipal que podem ser pleiteados, a exemplo do IPTU Verde, já adotado em alguns municípios, o que se traduz em alívio de caixa e… maior competitividade e consequente lucratividade!
Como obter esses benefícios?
Grande parte desses benefícios podem ser obtidos mediante a adoção e implementação de medidas internas. O importante é os gestores assimilarem a nova cultura, implementá-la e disseminá-la entre os funcionários e colaboradores.
Os benefícios de ordem fiscal podem ser obtidos por meio de análise e estudo de cada situação, em concreto, por profissional habilitado, de preferência, em questões de tributação.
É preciso, claro, planejamento, comprometimento e a compreensão de que é possível aproveitarmos ao máximo os recursos de que dispomos, hoje, com a preservação das futuras gerações.